
O estresse faz parte de nosso dia a dia. Precisamos manter nosso estresse sob controle e para tal podemos contar com três tipos diferentes de mecanismos: os físicos, os mentais e espirituais.
O estresse é uma consequência fisiológica e o controle físico pode envolver o uso de medicamentos, mas fornecer ao corpo ferramentas naturais pode permitir uma saída física para a condição estressante. Não nos movimentamos mais como antigamente, trabalhamos sentados, tanto homens quanto mulheres estão mais sedentários do que nunca. Melhor sono, melhor alimentação, e mais exercícios são requeridos. Claro que precisamos de exercícios que não se tornem enfadonhos.
Discute-se academicamente a validade de ações como massagens, aromoterapia, e meditação, mas existe um número suficientemente grande de pessoas que relatam se beneficiar amplamente com essas estratégias.
Na dimensão emocional muitos de nós já estivemos em situações de trocar os pés pelas mãos e estados emocionais como depressão, ansiedade nos fragilizam amiúde. Apoio psicoterápico nos ajuda bastante, mas atitudes que tomamos nos auxiliam muito. Elevar a autoestima, sentir-se no controle de sua vida ajudam pessoas que tem profissões altamente estressantes como empresários ou, por exemplo, controladores de torres de voo. Em contrapartida, pessoas com profissões menos complexas podem sofrer bastante por terem uma baixa estima, eventualmente até por sua profissão.
De outro lado vivemos em um mundo que é frequentemente chamado de materialista e esse estilo de viver despertou grandes interesses sobre filosofias e religiões, como contrapartida.
Não se trata aqui de discuti-las, longe disso, mas de reconhecer que a utilização de ferramentas espirituais podem lhe ajudar a lidar com o estresse e aliviá-lo. Principalmente porque podem ser utilizadas em qualquer circunstâncias. São muitas as posturas espirituais que podem ter uma ação poderosa sobre o momento estressante e, principalmente, sobre o estresse do dia a dia em que “as grandes questões“ da vida adquirem peso pressor. Muitos relatam os benefícios das orações.
Você pode construir seus próprios recursos contra o estresse, embora não vá eliminá-lo totalmente de sua vida. Mas pode remover a tendência de que ele se torne uma ameaça a sua saúde e a sua vida.